EPISÓDIOS
SINOPSES




SINOPSE GERAL:
A série documental ATUAÇÕES investiga os processos de atores e atrizes em diferentes filmes do cinema nacional contemporâneo, em especial no cinema pernambucano, por meio de entrevistas e imagens de arquivo como fotografias, anotações, making ofs e desenhos, além de termos entrevistas com outros profissionais que influenciam na misancene, como diretores de filmes, preparadores de elenco e fotógrafos. A série é composta por cinco programas de 26’ cada, abaixo as sinopses de cada um.
Episódio 1
A construção
As principais estratégias de preparação do personagem que nasce da apropriação da subjetividade e das vivências do ator. Como a memória é ressignificada na materialização desses personagens? Como os textos ganham subtextos e pausas? Como os atores utilizam referências e elementos externos? Como foi a construção de personagens que protagonizaram no cinema.
Episódio 2
Composições
O ator que compõe, os laboratórios e as estratégias de construção dos personagens por meio de elementos externos ao texto. Como os atores constroem as partituras dos personagens ancoradas por meio de vivências em laboratórios? Atores e Atrizes descrevem os elementos que compuseram alguns de seus personagens.
Episódio 3
Direções
De que forma a direção vai remodelar a atuação composta pelos atores. Conversaremos com diferentes diretores/as para descobrir como eles reelaboram seus personagens descritos no roteiro a partir da chegada de um ator. Como é o trabalho com atores profissionais e não profissionais? Como o ator ancora a direção? Como um diretor define suas estratégias?
Episódio 4
O corpo potência
Como se dá o trabalho do preparador de elenco? Que estratégias eles trazem para a construção da atuação? Preparadores de elenco descrevem seus processos e suas relações entre os atores e os diretores. Um grupo experimenta técnicas de bioenergética, kundalini e butô para a desconstrução de seus corpos e gestos e começa um treinamento energético.
Episódio 5
Enquadramentos
De que forma a presença da câmera e do fotógrafo ressignifica uma atuação. Como muda a atuação com a mediação de diferentes lentes e diferentes espaços? Como se dá a relação do fotógrafo com os atores? O que muda na atuação quando chega uma câmera? Um grupo começa a ensaiar agora seguido por diferentes câmeras e estratégias que irão modificar sua presença cênica. O que dizem os diretores de fotografia sobre a presença da câmera no corpo da atuação?
